Menu

Image Map

Processos de Soldagem


O tema do post de hoje está reservado para um assunto que abrange uma boa parte do nosso público, o Processo de Soldagem. Aqui vamos esclarecer suas dúvidas e informações para o profissional que deseja se destacar no mercado de solda, e ao final da matéria você terá dicas exclusivas. Confira!!


O que são processos de soldagem?
Um processo de soldagem nada mais é do que a união de materiais que se baseiam no uso de calor, aquecimento e fusão onde geram um curto. Uma soldagem visa à recuperação de peças desgastadas ou formação de um revestimento. Abaixo estarão divididos por temas os tipos de processos de soldagem, sendo eles classificados em: TIG, MIG / MAG, Eletrodo revestido e Corte e Plasma.

TIG
Este tipo de processo é determinado simplesmente ao arco elétrico, peça a ser soldada e a um eletrodo não consumível onde a fusão é protegida por um fluxo de gás inerente. Tem a finalidade de soldagem em alumínio e magnésio.

MIG/MAG
Aço, alumínio, inox, cobre dentre outros são os materiais que o processo MIG/MAG tem a capacidade de soldar. Denominada como um processo em conjunto de um arco elétrico, peça a ser soldada e consumível não revestido em forma de eletrodo, arame. Com a finalidade de realizar a união dos materiais pelo aquecimento da fusão, os gases inert (MIG) ou ativo (MAG), protegem o metal de solda contra a atmosfera.

Corte e Plasma
Capaz de atingir desde chapas finas até grandes espessuras de estruturas metálicas o processo Corte e Plasma, é considerado como fácil operação e simples devido à flexibilidade de sua tocha, velocidade e menor modificação da chapa.

Eletrodos revestidos
Também conhecida como soldagem manual a arco elétrico (MMA), é um processo de solda mais comum entre todos os tipos de soldagem, onde é realizada com um arco elétrico e um eletrodo revestido de elementos facilitadores com a peça a ser soldada. Este tipo de processo é utilizado em sua grande maioria para soldar ferro e aço, porém pode ser usado também para níquel, alumínio e cobre.

Dicas
Verificar
Se a manutenção preventiva está em dia,
Limpeza do bocal,
Economize tempo utilizando chapas da mesma espessura,
Regular o aquecimento antes de iniciar uma soldagem.
Importante o uso de IPI’S, como máscara ou óculos ou escudo, Blusão de raspa, Mangote de raspa e Luvas de raspa.

Estamos sempre atualizando nosso Blog com dicas e curiosidades.
Em breve estarão abertas inscrições para Workshop. AGUARDEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário