Menu

Image Map

Dicas para um reforma de sucesso

Está com vontade de fazer uma mudança na sua casa? Reformar não é uma tarefa tão simples, precisa de um planejamento correto. Preparamos para vocês dicas essenciais que irão te ajudar nessa hora!





1.Primeiro passo
Com uma régua, faça um desenho em escala, onde cada centímetro corresponda a um metro. Tente retratar fielmente as condições físicas do imóvel, como a localização dos quartos, banheiros, cozinha, entre outros cômodos

2.Planejamento
Com o desenho da planta baixa pronta, defina onde os móveis e eletrodomésticos vão ficar. Desta forma, você terá uma ideia da disposição das peças nos ambientes na situação atual, e o que pode ser modificado estruturalmente durante a reforma

3. Palavra de quem entende
Antes de qualquer mudança, é sempre bom consultar um profissional da área, como um engenheiro ou um arquiteto. Só eles podem autorizar a remoção de qualquer parede ou outro elemento de sustentação, como vigas, pilares e lajes.

4. Redesenhe
Com o parecer do profissional, refaça a planta baixa com as remoções e construções das novas paredes ou pavimentos, sempre seguindo a escala. Aproveite e realoque os móveis para saber se as alterações atendem aos objetivos previstos.

5.Economia
Definidas essas etapas, chegou a hora de escolher os materiais para a reforma. Lembre-se que nem sempre o barato é o mais conveniente, por isso, pese os prós e contras de cada material e faça um balanço.

6. Sem desperdício
Para evitar cortes desnecessários nas peças de cerâmica, é interessante que as medidas dos ambientes, onde as paredes e pisos serão revestidos com esse material, sejam múltiplos de 15, 20 ou 30cm.

7. Mão de obra
A escolha de pedreiros, pintores e outros servidores deve ser bastante cuidadosa. Peça sempre referências e entre em contato com os clientes anteriores. Além de apresentar um bom serviço, é muito importante que esses profissionais sejam de extrema confiança, afinal de contas, eles vão participar do seu dia a dia durante um bom tempo.

8. Mudanças

O ideal é que a casa esteja desocupada durante a reforma, mas se isto não for possível, é recomendável deixar sempre os ambientes abertos e arejados para evitar qualquer tipo de intoxicação. Também é indicado reformar a casa por etapas, ou seja, cômodo por cômodo.

9. Subindo!
Se sua casa tiver apenas o pavimento térreo e você desejar subir um andar, consulte os órgãos competentes e analise, com um profissional, os pilares e as vigas que irão suportar a nova estrutura. Além disso, lembre-se que existem diferentes tipos de laje. A laje de forro, por exemplo, não suporta peso como a laje de piso.

10. Pequenos espaços
Para ambientes de tamanhos reduzidos, prefira tintas com cores claras, que aumentam visualmente os espaços e proporcionam uma sensação de bem-estar. Em alguns casos, uma parede com um tom mais escuro ajuda a dar profundidade no ambiente.

Fonte: Revista Casa Linda

Nenhum comentário:

Postar um comentário