Menu

Image Map

Para que serve a esmerilhadeira?


A esmerilhadeira é uma máquina que pode ser útil para diversos fins, desde corte de metais, materiais de construção (como tijolos e concreto) e madeira até ao lixamento e polimento.

Se você está pensando em adquirir uma para fazer você mesmo suas obras, dê uma olhada nessas sugestões aqui e, claro, leia nossas dicas abaixo.

Já escolheu sua esmerilhadeira? Então vamos trabalhar!

A primeira coisa a fazer é colocar o disco na máquina. Solte cada uma das travas de porca e coloque o disco. Utilize uma chave de boca para apertar bem a porca de fixação. Se o disco é novo, é recomendável deixá-lo rodar um pouco antes de utilizá-lo. Dependendo da esmerilhadeira, essa fixação pode ser feita de forma mais fácil, como é o caso das de médio porte, que possuem porcas SDS.
Posicione o material que será cortado ou esmerilhado de forma que seu trabalho fique confortável e seguro, prestando atenção na direção em que as faíscas ou resíduos serão projetados.
Vai cortar? Então certifique de que se for uma chapa, comece o corte e avance de forma regular. Se for um contorno metálico, vá cortando gradativamente de todos os lados.
Caso o objetivo seja cortar materiais de construção, como tijolos, azulejos etc, escolha o disco ideal para o material em questão. No caso desses materiais de construção, é o disco diamantado.
Mas se você vai desbastar, então utilize o disco próprio. Nunca use discos de corte para esse serviço. Posicione a máquina num ângulo de 25° (para melhor aproveitamento do disco), espere o disco atingir sua rotação e máxima e, só então, leve-o de encontro ao material a ser desbastado, fazendo movimentos de vai-e-vem constantes. Caso esteja trabalhando em contornos, aumente um pouco o ângulo da máquina.
Cada disco ou esmeril vem com a descrição de uso, portanto preste muita atenção no disco escolhido para evitar utilizá-lo em materiais impróprios.

E a segurança?
É o principal. Fique atento:
Utilize luvas, máscara e óculos protetores.
Nunca manuseie a máquina com uma mão, sempre use ambas e firmemente.
Sempre verifique se o cabo elétrico está a uma distância segura do disco.
Em caso de desbaste, evite trabalhar com o lado do disco.
Antes de desligar a máquina, levante o disco para que ele não esteja mais em contato com o material.
Não trabalhe com crianças por perto.
Lembre-se que atenção é um pré-requisito imprescindível para trabalhar com esse tipo de ferramenta, já que, uma pequena distração pode causar um grave acidente.
Usando sua esmerilhadeira com segurança e atenção, ela será, com certeza, uma ferramenta muito útil para sua obra, construção ou reforma.
Com essas dicas você já está pronto para começar a usar sua esmerilhadeira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário